terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sonhos






Cá por casa já sinto cada vez mais o cheirinho a Natal, hoje fiz sonhos para sobremesa, estavam optimos! 
Segui a receita da bimby e surpreendeu-me, estava igual à massa que a minha avó fazia por esta altura....
depois de fritos ficaram levezinhos e desfaziam-se na boca!

Enquanto fazia os sonhos, veio à minha memoria os tempos de quando eu era pequenina e vibrava com o Natal, como toda a pequenada, andava toda entusiasmada e ansiosa pelo grande dia, quando esse dia chegava adorava ver a azafa-ma das avós na cozinha com os preparativos, e havia um cheirinho no ar todos os natais que eu não consigo descrever. 

Aqui vai a receita para quem quiser experimentar:

Receita Sonhos:

- 170 gr de farinha
- 250 gr de àgua
- 50 gr de manteiga

- 1 c.sopa de banha (não usei porque não tinha)
- 1 pitada de sal
- 1 c.chá de açúcar
- 1 c.chá de fermento em pó para bolos
- 4 ovos
- oléo p/fritar
- açúcar e canela

Preparação:
Pese a farinha e reserve.
Coloque no copo a àgua, a manteiga, a banha, o açúcar e programe 7 minutos /100º/ Velocidade 1.
Adicione a farinha de uma só vez e o fermento e programe 15 segundos / velocidade 4, deixe arrefecer, tirando o copo da base.

Bata os ovos com um garfo, programe 15 segundos/Velocidade 4 e vá adicionando os ovos pelo bocal da tampa.
Deixe a massa repousar durante uns minutos. Em seguida coloque colheres pequenas de massa em óleo abundante, em lume brando até que os sonhos fiquem dourados.

Pode envolver os sonhos em açúcar e canela, eu preferi fazer uma calda de açúcar e regá-los com a mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário